Blog

Cibersegurança e compliance: conheça as 8 soluções que protegem seu ambiente

CloudLGPDSegurança

Cibersegurança e compliance: conheça as 8 soluções que protegem seu ambiente

Saiba mais sobre a relação entre a segurança no ecossistema digital e a conformidade com boas práticas e exigências da legislação

Quando se trata de cibersegurança, “A gente não pode ficar satisfeito de não estar havendo incidentes. É preciso estar no mindset de que não estamos vendo algo.”, afirma Marcos Sena, Gerente de Segurança da Cloud Target. Cibersegurança e compliance caminham em conjunto e dependem de uma política preventiva, com um forte preparo em todos os pilares de proteção do ecossistema digital.

O processo envolve a atenção às credenciais de usuário, a criptografia de arquivo, o monitoramento de aplicações e a instauração de barreiras em distintos dispositivos. Tudo é implementado em uma série de medidas, com o objetivo de criar uma política robusta e consistente, para uma operação segura. Conforme Cláudio Reina, CEO da Lattine, destaca: “É muita preparação e é por isso que funciona. Quando acontece um problema de segurança, é só seguir o que foi preparado”.

Quando se trata de cibersegurança, não há uma solução definitiva e única. São várias práticas encadeadas e personalizadas de acordo com o contexto e as necessidades da corporação, que devem ser monitoradas e aprimoradas continuamente.

O artigo de hoje mostra os pilares essenciais da cibersegurança e compliance. Acompanhe o material para entender melhor o assunto!

Por que alinhar cibersegurança e compliance?

“No fundo, estando em conformidade, o empreendimento estará mais seguro”, declara Erik Batista, CEO da Cloud Target. O compliance e a cibersegurança caminham juntos na jornada de segurança digital, contribuindo para a manutenção de um ecossistema protegido no ambiente virtual. A legalidade das soluções e a orientação pelas melhores práticas em conformidade contribuem para resguardar sua empresa e manter as plataformas preparadas para a resposta em caso de ciberataques.

Quais são os pilares de uma abordagem de cibersegurança e compliance?

Uma abordagem de segurança no meio digital e conformidade envolve múltiplos aspectos, que nós reunimos em 8 pilares essenciais. Veja mais a seguir para entender melhor o tema!

 

1. Gerenciamento de identidade e acesso

O gerenciamento de identidade e acesso é o processo de governança de autenticação e monitoramento de eventos, permitindo analisar o comportamento da identidade do usuário. Ele permite controlar todo o ambiente de autenticação, realizando integrações e possibilitando o monitoramento e resposta em caso de atividades suspeitas.

2. Gerenciamento unificado de dispositivos

O gerenciamento unificado de dispositivos significa impor a sua postura e os requisitos de segurança do seu negócio nos dispositivos que os colaboradores acessam. Nesse contexto, deve haver um vínculo entre segurança e produtividade. Assim, as medidas de proteção não vão paralisar a operação do usuário. Mas elas podem, por exemplo, limitar o que o colaborador pode fazer com o e-mail da empresa no dispositivo próprio, de acordo com o perfil da função, por meio de um controle de acordo com a credencial. O foco é em fortalecer a postura e em proteger os dados corporativos.

3. Gerenciamento de proteção da informação

Este trabalho envolve não só gerenciar o acesso à informação, mas também pensar o que o usuário pode fazer com aquele conteúdo. Nesse ponto, a operação se baseia na parte de classificar e determinar quem pode ter acesso. Se há compartilhamento indevido, é possível implantar barreiras para a abertura de uma aplicação. É um processo de manter o controle sobre quem tem acesso e de como cada um pode ter acesso a informação. Além disso, envolve também proteger o documento, não só a acessibilidade ao registro. É mais que restringir a credencial, mas também impor mais uma barreira sobre a abertura do documento.

4. Gerenciamento de proteção contra ameaças

É o processo de monitoramento e identificação de ameaças, com o uso de inteligência artificial e com aprendizado de máquina. Isso possibilita entender comportamentos anômalos e gerar alerta de comportamento incomum. Esse pilar explora as vulnerabilidades para as quais o mercado ainda não tem uma solução de proteção prévia. É uma interface de monitoramento e intervenção em tempo real.

5. Gerenciamento de antivírus e antimalware

São as soluções tradicionais de combate à ameaças baseada em assinatura, para o caso de vulnerabilidades que já têm solução. O antivírus e o antimalware trabalham de forma análoga às vacinas, atuando sobre ameaças conhecidas. Já o pilar anterior é focado nas ameaças com as quais o mercado ainda não teve contato.

6. Gerenciamento de gateway de aplicação

É um conjunto de processos para proteger que um agente de fora consiga acessar seu banco de dados. A ação aqui envolve a proteção em relação a ataques comuns, como no caso da guerra, com nação atacando nação. O objetivo é evitar que o dado seja roubado e vendido na internet.

7. Gerenciamento de segurança e conformidade

O gerenciamento de segurança e conformidade trabalha no foco de auditar controles de compliance, na proteção de workloads de acordo com as melhores práticas do mercado e em seguir a legislação de privacidade de dados. Atua-se com a gestão geral da segurança e ambiente de nuvem e híbrido, proporcionando visibilidade de como está a estrutura de segurança.

8. Gerenciamento de aplicações

A maior parte do processo de segurança e conformidade é focada no usuário, utilizando uma inteligência que correlaciona os eventos e entende como os usuários usam o sistema. O enfoque desta etapa é entender a aplicação, visualizando e limitando quais aplicativos os colaboradores estão usando, se a aplicação atende as conformidades e, caso não haja compliance, barrar esse acesso.

Por que contar com a Lattine Group & Cloud Target na jornada de cibersegurança e compliance?

A Lattine Group vai ajudar você a não só pensar em atender à legislação, mas também a ampliar sua estrutura de cibersegurança. Somos uma empresa Microsoft Gold Partner, com grande experiência de mercado e equipe especializada. Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, para uma operação em conformidade, protegida e sem abrir mão de um excelente rendimento.

Nossa parceira recém-adquirida, Cloud Target, é uma empresa brilhante, com um time brilhante, que vem atuando na área de Soluções Híbridas e em Nuvem desde 2017, com foco em Desempenho, Segurança e Governança, Partner Gold da Microsoft.

Na área de Segurança, a Cloud se destaca em projetos que envolvem monitoramento e gerenciamento em tempo real de ataques digitais, através do seu Centro de Defesa e Monitoramento Cibernético (CDC – Cyber Defense Center) utilizando as ferramentas de segurança mais sofisticadas da Microsoft, com atendimento 24 por 7 e resposta em português, espanhol e inglês.

A Lattine Group & Cloud Target estão prontas para te auxiliar na jornada de conformidade e de reforço das estruturas de proteção do negócio. Acreditamos que cibersegurança e compliance caminham juntos e podemos contribuir na sua trajetória.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco!