Blog

Proteção de Identidades na Nuvem: Como funciona?

Microsoft Azure

Proteção de Identidades na Nuvem: Como funciona?

Saiba mais sobre as barreiras de Proteção de Identidades na nuvem implementadas pela Microsoft no Azure, a cloud de produtividade da empresa.

Os serviços de nuvem proporcionaram um salto tecnológico para as organizações, possibilitando o ganho de escalabilidade, economia e otimização. O impacto provocado pelo cloud computing revolucionou a forma como os projetos são armazenados, compartilhados e desenvolvidos, além de editados simultaneamente por diferentes usuários.

A rede global e virtual de servidores que armazenam e gerenciam dados, executam aplicativos e disponibilizam serviços abre perspectivas para o alcance de resultados com mais facilidade. Porém, à medida que os recursos aumentam, os ataques cibernéticos também se tornam mais complexos.

Nesse sentido, as provedoras de nuvem realizam grandes investimentos para fortalecer as barreiras de segurança e resguardar os usuários da plataforma. Por isso, a Microsoft investe em ferramentas cada vez mais sofisticadas para garantir a proteção na nuvem, com investimentos bilionários em pesquisa e desenvolvimento de segurança. 

Para nós, a proteção de identidade na nuvem é uma prioridade, e no artigo de hoje vamos mostrar os reforços em cibersegurança no Azure e apresentar o software especializado na gestão de identidade empresarial da solução. 

Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

Qual a importância da proteção de identidades na nuvem?

A proteção de identidades na nuvem reforça a segurança dos dados de colaboradores, clientes, parceiros e da organização como um todo, resguardando suas plataformas, sejam em acesso remoto ou on premise.

Entre as principais ferramentas de segurança para a proteção de identidades na nuvem, é indispensável citar as soluções que proporcionam um logon mais seguro. 

É fato que somente a fórmula de usuário e senha não é mais suficiente para resguardar os sistemas e usuários. Por isso, o ideal é utilizar uma autenticação reforçada, baseada em várias etapas — caso da MFA (autenticação multifator). Isso deve ser feito com agilidade e precisão por meio de uma tecnologia de qualidade que também facilite o fluxo de trabalho. 

Este é o caso do Azure Active Directory. Além da autenticação multifator, a solução gerencia e monitora a identidade empresarial em todo o ecossistema da corporação.

Quais são os recursos do Azure Active Directory?

O Azure Active Directory é o serviço de identidade empresarial da nuvem da Microsoft.

A solução conta com diversos recursos, confira mais sobre o tema a seguir!

1. Conexão com a força de trabalho

O Azure Active Directory (AD) é uma plataforma de gestão de identidade empresarial que fornece acesso contínuo a todos os aplicativos, independente da equipe estar no mesmo ambiente ou atuando de maneira remota. 

Assim, os usuários permanecem produtivos de qualquer lugar.

Com o Azure AD, é possível automatizar fluxos de trabalho para o ciclo de vida e o provisionamento do usuário, ou seja, tornar os recursos acessíveis para o profissional.

O gerenciamento de autoatendimento é realizado com qualidade, praticidade e com o auxílio de barreiras de segurança reforçadas, que evitam o surgimento de problemas ao longo do processo.

2. Logon único para diversos aplicativos SaaS

Os aplicativos de Software as a Service (Software como um Serviço ou simplesmente SaaS) recebem suporte direto do Azure AD, desde que sejam pré-integrados.

Desta forma, é possível realizar um logon único e já ter acesso a todos os aplicativos.

Isso simplifica muito a rotina dos colaboradores, evitando entraves logísticos com a necessidade de autenticação diversas vezes para o acesso a cada programa.

O logon é realizado uma única vez, de forma muito reforçada e segura, dando acesso a toda plataforma e aos aplicativos previamente conectados ao Azure Active Directory.

3. Proteção e controle de acesso

É possível proteger as credenciais e o sistema do usuário impondo fortes políticas de acesso condicional e de autenticação — como implementar medidas adaptáveis e contextualizadas, que concedem, limitam ou bloqueiam o acesso.

As ferramentas da Microsoft também apresentam recursos de inteligência artificial (IA), que visam proteger o usuário contra roubos ou o uso indevido de suas credenciais. Assim, a plataforma bloqueia tentativas de logon que apresentam aspectos suspeitos.

Além disso, o Azure Active Directory permite a governança de identidade com o controle de acesso a aplicativos e dados para todos os usuários, incluindo aqueles privilegiados, em plataformas híbridas.

Procedimentos cotidianos, como a verificação de identidade, são realizados com agilidade e precisão, o que minimiza os riscos com ataques de segurança cibernética.

Outro ponto relevante é o princípio da Confiança Zero, ou seja, nunca confiar, sempre verificar. O Azure AD delimita políticas de Acesso Condicional, que envolvem variáveis como usuário, local, aplicativo, dispositivo para definir se o acesso precisa ser permitido, limitado ou bloqueado.

4. Gestão de processos de segurança de identidades

O Azure AD fornece visibilidade para eventos de alto risco e cria condições para tornar o ambiente mais seguro com a proteção de identidade unificada. Além disso, os recursos de inteligência artificial que embasam a ferramenta analisam um grande volume de sinais continuamente, tornando-se cada vez mais sofisticados.

As identidades privilegiadas apresentam políticas de acesso diferentes, mas sem abrir mão de barreiras de proteção. Com o Azure AD, pode-se gerenciar, restringir e monitorar direitos dessas entidades. 

É possível contar também com a governança de identidade que verifica se os usuários têm acesso aos recursos corretos.

5. Gestão de identidades externas para envolver com clientes e parceiros

Para analisar o acesso de entidades externas, é possível promover a personalização dos percursos do usuário e simplificar a autenticação com identidade social, sem abrir mão da segurança.

O Azure Active Directory oferece uma proteção sólida e estruturada para as plataformas, sem dificultar os processos. Ele reduz o atrito de entrada e automatiza a criação, remoção e manutenção de contas de usuários. 

Com o acesso condicional interno e a inteligência desse software contra ciberataques, é possível realizar as tarefas e processos corporativos de forma segura, ágil e funcional.

Traga o Azure AD para sua empresa

A Lattine Group é uma empresa de consultoria e transformação digital especializada nas soluções e parceira da Microsoft.

Podemos auxiliar você a implementar o Azure Active Directory na sua empresa para garantir a proteção de identidades na nuvem e para o aproveitamento de todo o potencial deste software.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a nossa equipe de especialistas.